Resenha: À Sombra do Jatobá - R.C. Maschio

Olá, pessoas!
Que surpresa boa foi receber este livro em parceria com a autora! Assim que me deparei com a sinopse, logo pensei em A Escrava Isaura ou no filme Doze Anos de Escravidão. Depois de lê-lo, notei que não errei tanto na mira. 
Título: À Sombra do Jatobá
Autor: R.C. Maschio
Editora: Expressão & Arte
Ano da publicação: 2018
Nota: 4,5⭐

Resenha: À Sombra do Jatobá - R.C. Maschio

À Sombra do Jatobá tem como pano de fundo uma sociedade escravocrata, em que pensamentos abolicionistas estão começando a ser fomentados. Nele, acompanharemos a jornada de Ercília, ama de leite de duas filhas de um senhor de engenho, e como seu passado difícil moldou seus passos até ela estar na condição atual (de escrava).
Paralelamente, a autora prossegue a narrativa sob a perspectiva das duas pequenas (Candinha e Teodora), da mãe das crianças, do próprio Coronel e de alguns escravos da casa grande. Esses “cortes” na narrativa me lembraram muito a pegada de uma novela, inclusive (e eu gostei). Dá pra ter uma ideia ampla da trama com essa alternância de pontos de vista, ainda que em terceira pessoa.
Sobre composição geral da obra, é de aplaudir de pé: é linda, sensível e capaz de imergir o leitor em um profundo estado de empatia com cada um dos personagens – independentemente de sua posição na sociedade.
Não irei entrar em detalhes do enredo, porque acho que a experiência de ler este livro deve ser feita às cegas. Contudo, prepare-se: ainda que a história contada em A Sombra do Jatobá seja bela e cativante, o pano de fundo é denso e repleto de violência, seja ela racial ou de gênero. Adorei a forma com que a autora encarou assuntos relacionados ao Brasil escravocrata, e sofri com os protagonistas quando eles lidavam com humilhações e dores, advindas de um pensamento tão errado, que ainda, infelizmente, está enraizado na nossa sociedade.
Só lhe restava, então, a luta. Silenciosa, mas constante.
Não exagero quando digo que foi uma das melhores leituras nacionais do meu ano de 2019. Com uma escrita fluida, leve e descritiva na dose certa, o livro me absorveu e me encantou em muitos aspectos!
Indico a leitura para os amantes de drama e história brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.