Resenha: A Sereia - Kiera Cass

Olá, pessoas! Como estão?
Antes de mais nada, preciso exaltar a minha querida friend @livros_fantasy, por ter me dado este livro cheio de indiretas do bem sobre o meu coração rústico (pra não dizer outra coisa), e por meio do qual aprendi tantas lições valiosas sobre a beleza de uma história primorosa (ainda que eu não tenha gostado de como a trama de A Sereia se desenrolou).
Tá, Gabi, mas como você aprendeu tantas lições, se o livro não te agradou?
É, gente. Conseguimos aproveitar de tudo, ainda que a leitura não flua!
Infelizmente, ao contrário da trilogia inicial de A Seleção (pois ainda não li de A Herdeira em diante), Kiera Cass foi infeliz em seu primeiro livro. A história tinha tudo pra dar certo, mas não deu.
Título: A Sereia
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano da publicação: 2016
Nota: 2,5⭐

Resenha: A Sereia - Kiera Cass

A premissa é super interessante: uma garota do início do século XX sofre um naufrágio com sua família, causado pelo canto mortal das sereias. Porém, na hora de morrer, a Água decide tomá-la como sua súdita, a fim de que se una às demais sereias e cante por cem anos, alimentando-a com as vítimas de sua voz sedutora e fatal. Em troca, após o prazo, as garotas são libertas.
Até aí, beleza. Animal a premissa. Mas depois, a história desanda.
Primeiro, porque sereia não tem cauda. Tem vestido de sal – socorro. Segundo, pela imaturidade da protagonista que, no avançar do livro, conta com oitenta anos (embora o corpo permaneça de garota). Como uma senhora de oitenta anos pode ser tão incoerente em suas emoções, ainda que, sendo sereia ou não, todo mundo amadureça com o tempo? Foi-me impossível compartilhar de suas dores, porque, desculpa, não deu.
Mesmo incomodada, prossegui na leitura. Entretanto, os problemas persistiram: furos no roteiro, diálogos fracos, romance improvável e extensão demasiada de cenas sem nenhum objetivo na trama.
O maior furo de todos, para mim, foi a comunicação da Água com as sereias. Ela fala com as garotas no momento em que elas tocam a água (por chuva, banho, torneira etc). Porém, um ser humano minimamente instruído sabe muito bem que o corpo humano é formado por água, poxa! Como a protagonista se escondia da Água, se a Água está dentro dela? Fora que a personagem principal só chora, e as lágrimas são compostas do quê? De água! Por favor, né. Vejam que é uma história difícil de engolir.
Mas falemos de pontos positivos: a lição que aprendi com A Sereia foi que todo escritor tem sua fase. Todos começam de alguma forma, e mesmo com erros e acertos, devem sim ser exaltados pela ousadia de criar. Kiera Cass cresceu monstruosamente em A Seleção e, para isso, teve que amadurecer em A Sereia. E tudo isso é muito lindo, gente! Ler e escrever também é uma evolução.
Por isso, ainda que a história não tenha me agradado, indico ao público pré-adolescente que goste de um romance água com açúcar e aos fãs de Kiera Cass (para ver o quanto ela cresceu como escritora).

13 comentários:

  1. Olá!!
    Eu não de adaptei à escrita da autora, por isso não conseguir ler nenhuma das obras por inteiro, acabei desistindo na primeira. Não posso dizer que a escrita da autora seja ruim, pelo contrário, mas acho que eu já passei um pouco da fase desse tipo de leitura. Sou velha hahaha
    Gostei muito da sua resenha, de toda análise que concordo e pela sinceridade. Parabéns!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha um preconceito IMENSO com a autora (achava que a Seleção era um livro fraquinho), mas juro que me surpreendi com a leitura. Super indico que leia, também estou fora da faixa etária do livro, mas ele é lindo HAHAHAHAH

      Excluir
  2. Gabi, preciso dizer que amei sua sinceridade. O DEUSSSS como amo resenhas como a sua, sinceras, pé no chão. Ainda não conheço a escrita da autora, tenho a série dos livros A Seleção em casa, mas ainda não o li, pois, estou dando prioridade aos parceiros. Mas obrigada pelo vislumbre sobre esse livro em particular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Fabi! Vc vai amar <3 Amo A Seleção, foi uma grata surpresa que tive em 2019.

      Excluir
  3. Amei a resenha sincera! E concordo com você totalmente sobre aprender com tudo, até quando não gostamos de uma leitura. Com certeza a autora amadureceu bastante, mas na maioria das vezes o sucesso é precedido por fracasso ou derrota. E acho importante não esquecer disso.
    Parabéns pelo texto, gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Gosto de ser sincera e fico muito contente de não ser apedrejada por isso HSAUSHUASHUA.

      Excluir
  4. Eu acho incrível essas leituras que sempre tem algo a transmitir ou a nos ensinar. A algum tempo tenho acompanhado algumas resenhas a respeito deste livro e a grande maioria sempre. 1 como uma boa leitura. Parabéns pela postagem e pela resenha que ficou muito bem feita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela gentileza <3 Comigo, o livro não funcionou, mas pode ser que funcione com muita gente! Acho sempre válido darmos chances aos livros, independente da opinião dos outros :)

      Excluir
  5. Achei muito legal da sua parte exaltar o como a escritora cresceu e como é normal sairmos de algum lugar, afinal ninguém acerta de primeiro né.
    VESTIDO DE SAL? Pra mim nem sereia é , hihihi sereia tem que ter cauda sim! E sobre toda sua consideração do corpo humano e água, com certeza eu não diria melhor.
    Por mais que eu não fique com vontade de ler o livro (pra não passar essa raivinha) achei muito legal a sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Isa! Fiquei muito triste por achar tantos furos na obra, mas é o que eu disse, Kiera Cass teve que passar por ele para fazer nascer essa super série que é A Seleção. Respeito muito os escritores e gosto de enfatizar o quanto ela cresceu, desde este livro.

      Excluir
  6. Realmente, essa premissa é super interessante. Já faz muito tempo que eu li esse livro: A Sereia, da Kiera Cass. E eu lembro de ter achado o enredo muito diferente dos demais livros que estava acostumada a ler da mesma autora. Gostei de fazer essa leitura e achei muito bom conferir um ponto de vista diferente sobre essa obra e saber o que você achou de ler. Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada da escritora, mas pelo que vi, o livro seria mais voltado para o público adolescente. Gostei da análise sincera que fez sobre a obra, me deixou bem informado.

    ResponderExcluir
  8. Gabi, eu te confesso que fiquei curiosa justamente pelo grau de sinceridade que você depositou na resenha! Ainda não conhecia a história, ou a autora.Gostei muito da forma como você abordou os aspectos negativos da trama, mas também os aspectos positivos sobre a evolução da autora!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.